FEIRA CIENTÍFICA
DE SERGIPE
Feira Científica de Sergipe - Regulamento

REGULAMENTO CIENART (FEIRA CIENTÍFICA DE SERGIPE) 2023

 

 

1. Inscrições:


1.1 As inscrições devem ser feitas online no site www.cienart-se.com.br, pelo professor coordenador da equipe. O prazo final para as inscrições é 30 de junho de 2023.

 

1.2 No ato da inscrição, será solicitado um resumo do trabalho.

 

1.3 O resumo deve ser um parágrafo único, contendo de 150 a 250 palavras, que permita ao leitor recuperar as informações relativas ao problema de pesquisa, objetivos do trabalho, escola(s) e série(s) envolvida(s), metodologia e (se houver) resultados e discussão. Ao final, deve ressaltar os conteúdos de ensino abordados e a contribuição deste trabalho para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Não deve conter referências bibliográficas nem tópicos.

2 Modalidades:

 

A: Palco (Ciência, Tecnologia e Artes) escolas públicas e particulares – 6º ao 9º ano e ensino médio.

B: Bancada (Ciência, Tecnologia e Artes) – escolas públicas e particulares – 6º a 9º ano.

C: Bancada (Ciência, Tecnologia e Artes) – escolas públicas e particulares – ensino médio.

D: Bancada (Ciência, Tecnologia e Artes) – escolas públicas e particulares – ensino médio ou fundamental a partir do 6º ano, com participação de professores ou alunos do ensino superior.

 

 

3. Equipes

 

3.1 Coordenador (orientador) do projeto: O coordenador (orientador) do projeto deve ser um professor lecionando em turma(s) de 6º ano de ensino fundamental até 3º ano do ensino médio, ou 4o ano do ensino profissionalizante, em escola pública ou particular do estado de Sergipe, no ano da Feira ou no ano anterior. Cada equipe deve ter apenas um professor coordenador e este será responsável pela inscrição do trabalho, envio do artigo, fornecimento de informações e repasse à equipe das instruções relativas à apresentação. O coordenador do projeto não poderá ser modificado, sob pena de cancelamento do trabalho.

 

3.2 Colaborador (coorientador): Cada equipe pode ter até 3 colaboradores. Os colaboradores podem ser professores da Educação Básica em regência de classe ou não, professores do Ensino Superior ou alunos do Ensino Superior. O nome dos colaboradores poderá ser modificado, no formulário de envio do artigo.

 

3.3 Alunos: as equipes devem ter no mínimo 2 (dois) e no máximo 10 (dez) alunos do 6º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio, ou 4o ano do ensino profissionalizante da Educação Básica, regularmente matriculados em instituição de ensino no estado de Sergipe. Não serão aceitos trabalhos inscritos sem aluno. Trabalhos inscritos sem o número mínimo de 2 (dois) alunos só serão aceitos se o aluno for bolsista PIBICJr. Alunos de séries diferentes e/ou escolas diferentes podem fazer parte de uma mesma equipe. No caso de alunos de séries diferentes, a equipe será avaliada de acordo com a série mais avançada. O nome dos alunos poderá ser modificado, no formulário de envio do artigo.

 

3.4 PIBICJr: Trabalhos desenvolvidos por bolsistas PIBICJr devem ser inscritos em uma das modalidades detalhadas no item 2 e podem ter mais integrantes não bolsistas na Equipe.

 

4. Número máximo de trabalhos

 

4.1 Professor/colégio: não há limite para inscrição de trabalho por colégio. Não há limite de inscrição de trabalho por professor (colaborador ou coordenador de projeto).

 

4.2 Aluno: cada aluno só poderá estar inscrito em um trabalho. Caso seja detectada a participação do mesmo aluno em dois projetos, os dois trabalhos poderão ser desclassificados sem aviso prévio.

 

5. Pré-Seleção:

 

5.1 Serão pré-selecionados trabalhos de palco e bancada, de acordo com a disponibilidade de tempo (para palco) e espaço (para os stands), atendendo aos seguintes critérios:

Todos os resumos serão avaliados por pareceristas, recebendo uma nota e com indicação sobre a necessidade ou não de correções. A pré-seleção dos trabalhos de bancada seguirá a ordem de prioridades detalhada abaixo, até que o número máximo de trabalhos (que dependerá do espaço e recursos da Feira) seja atingido. Caso seja solicitada correção do resumo, a pré-seleção do trabalho estará condicionada ao envio do resumo corrigido, dentro do prazo estipulado.

 

5.1 Trabalhos de Bancada serão pré-selecionados de acordo com a seguinte ordem de prioridade:

a)        Trabalhos com participação de um ou mais bolsistas da CIENART premiado na Feira anterior.

b)        Trabalhos premiados em Feira Credenciada à CIENART em 2023, de acordo com a quota concedida.

c)        Será contemplado o maior número possível de cidades, colégios e professores coordenadores, respectivamente, desde que o trabalho inscrito atenda aos critérios de avaliação.

d)        Após atendidos os critérios anteriores, os demais trabalhos serão pré-selecionados de acordo com a nota atribuída ao resumo.

e)        Caso o resumo submetido não atenda aos critérios mínimos de qualidade, ou esteja fora do escopo da CIENART, o trabalho poderá ser rejeitado, mesmo que atenda aos itens anteriores.

f)         Os critérios de seleção para trabalhos de bancada serão: protagonismo estudantil, caráter investigativo, interdisciplinaridade, inovação e relação com o conteúdo didático.

g)        Casos omissos ou excepcionais serão decididos pela equipe CIENART, não cabendo recurso.

 

5.2 Trabalhos de Palco:

a)                       Os trabalhos de palco serão pré-selecionados de acordo com a avaliação do resumo.

b)                      As equipes pré-selecionadas deverão se apresentar em etapa eliminatória, em data a ser fixada pela equipe organizadora da CIENART.

c)                       A lista dos trabalhos selecionados (finalistas) será divulgada em até 7 dias úteis, após a etapa eliminatória.

d)                      Os finalistas se apresentarão no palco durante a Feira CIENART.

e)                       As apresentações de palco devem ter duração mínima de 5 min e máxima de 15 min. A preparação do palco pela equipe, antes da apresentação, não deve exceder 5 minutos. Após a apresentação, a equipe deve retirar do palco todo o material utilizado (inclusive lixo gerado) em prazo de 5 minutos.

f)                       Poderão ser aplicadas penalidades às equipes que não atenderem ao tempo previsto neste regulamento, ou apresentarem risco à segurança dos presentes (ver item 13 desse regulamento).

g)                      As apresentações não devem ter participação do orientador ou coorientadores, podendo ser desclassificadas caso isso ocorra.

h)                      As apresentações não devem ter participação de membros (alunos ou professores) externos à equipe, podendo ser desclassificadas caso isso ocorra.

i)                        A apresentação dos finalistas pode sofrer pequenas alterações em relação à etapa eliminatória. No entanto, grandes alterações poderão resultar em penalidades para a equipe.  

 

6. Data, Local e Horário:

 

A Feira Científica de Sergipe será realizada no dia 20 de outubro de 2023, no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvão, no horário das 8h às 16h.

 

7. Apresentações:

 

7.1 Os trabalhos serão apresentados em bancada ou em palco. Trabalhos com o mesmo título não podem ser inscritos em mais de uma modalidade. Trabalhos com título idêntico ao do(s) ano(s) anteriores, coordenados pelo mesmo professor, poderão ser desclassificados. Um mesmo aluno não pode participar do trabalho de palco e de bancada.

 

7.2 Os trabalhos de bancada serão apresentados de 8h às 15h. Durante TODO o período deverá permanecer junto ao trabalho pelo menos 30% dos membros da equipe, incluindo o orientador ou colaborador.

 

7.3 O poster apresentado deve ter dimensões de 80 cm X 100 cm e seguir o modelo da CIENART, que será divulgado após a pré-seleção. Seu conteúdo deve ser o mesmo do banner eletrônico. A impressão do poster é de responsabilidade da equipe.

 

7.4 As equipes apresentando em bancada devem trajar o fardamento da escola.

 

7.5 Os trabalhos de palco pré-selecionados deverão ser apresentados em etapa eliminatória, em data a ser definida pela organização do evento. Os finalistas serão apresentados no palco da Feira CIENART (ver item 5.2).

 

7.6 A apresentação dos trabalhos finalistas no palco da Feira CIENART acontecerá a partir de 11h30 (onze horas e trinta minutos).

 

 8. Logística e infraestrutura:

 

8.1 Para apresentação de trabalhos em bancada, serão disponibilizadas 2 mesas plásticas quadradas de 1m por 1m, cobertas com toalha, espaço para UM pôster e um ponto de energia elétrica.

 

8.2 Cada equipe deverá se limitar a usar o espaço disponibilizado, não podendo colocar material adicional nas laterais do stand. As equipes não devem ocupar corredores e passagens, sob o risco de terem redução na pontuação do trabalho.

 

8.3 Não serão disponibilizados extensões, fitas adesivas, computadores, etc. Cada equipe deve se planejar para levar tudo o que achar necessário.

 

8.4 Não serão permitidos projetores e telas. Trabalhos com vídeos, fotos e apresentações de slides devem ser apresentados em bancada, em notebooks da própria equipe.

 

8.5 Os equipamentos são de responsabilidade de cada equipe. Mochilas, pastas e outros materiais alheios à exposição devem ficar sob a bancada e são de responsabilidade de cada equipe.

 

8.6 Apresentações teatrais, de dança e musicais devem ser inscritas na categoria Palco. Para a apresentação, será disponibilizado palco com 5m por 8m, aproximadamente, com sistema de som e 2 microfones. Trabalhos que utilizem mais do que 2 microfones devem levar o áudio previamente gravado e mixado. Os figurinos e cenários para as apresentações artísticas são de responsabilidade de cada equipe. Não será disponibilizada bancada para equipes inscritas para apresentação no palco. Não serão permitidas projeções e apresentações de slides nos trabalhos de palco.

 

8.7 A CIENART oferece alimentação apenas aos membros das equipes pré-selecionadas (bancada) ou finalistas (palco), efetivamente presentes na Feira.  Não nos responsabilizamos pela alimentação dos visitantes ou acompanhantes.

 

8.8 A CIENART não se responsabiliza pelo transporte das equipes até o local do evento.  

 

9. Segurança e som:

 

9.1 Fica proibida toda e qualquer atividade que possa colocar em risco a integridade das pessoas ou do espaço físico. Fica proibida toda e qualquer atividade que envolva a crueldade com animais.

 

9.2 Trabalhos de bancada com vídeos e som devem ser apresentados com fone de ouvido para os visitantes, ou com o som baixo, de modo a não atrapalhar os stands vizinhos.

 

10. Material a ser enviado:

 

10.1 Artigo: Até o dia 24/09, cada equipe selecionada deverá enviar, via formulário, um artigo com o relato do trabalho, em formato .pdf com 3 a 5 páginas, incluindo figuras, de acordo com modelo estabelecido pela CIENART.

 

10.2 Vídeo, banner, capa do vídeo e diário de bordo: Até 08/10, cada equipe selecionada deverá enviar, via formulário, um Banner eletrônico (em formato .pdf), de acordo com modelo disponibilizado pela CIENART, um vídeo de no máximo 10 minutos, com a apresentação do trabalho e uma capa para o vídeo (imagem em formato .jpg). O envio do diário de bordo é opcional. Se enviado, deve estar digitalizado em formato pdf, sendo que esse envio habilita a equipe, a solicitar auxílio para participação em uma Feira Nacional, em conformidade com o item 15 deste regulamento.

 

10.3 O material enviado deve ser igual ao apresentado na Feira. Pequenas correções podem ser feitas, porém grandes discrepâncias resultarão em penalidades para a equipe. O banner eletrônico e o vídeo serão incluídos na página da CIENART 2023 na internet e servirão como ferramenta complementar de avaliação.

 

10.4 Todos os alunos da equipe devem participar e ser identificados no vídeo (nome e série), preferencialmente através de legenda. Todos os alunos da equipe devem participar da apresentação do trabalho. Alunos que não são da equipe podem aparecer como coadjuvantes no vídeo, porém não devem participar da apresentação.

 

10.5 Os modelos de banner, artigo e link para envio serão disponibilizados após o aceite dos trabalhos.

10.6 O não envio dos materiais dentro do prazo estipulado resultará no cancelamento do trabalho.

 

11. Minicurso:

 

Um minicurso de elaboração de artigos será oferecido pela CIENART antes do prazo de envio do artigo. A participação do coordenador ou de pelo menos um coorientador no minicurso acrescentará 1,0 ponto na nota do artigo.

 

12. Publicação dos artigos:

 

Após a Feira, serão selecionados artigos para publicação na Revista Feira de Ciência & Cultura.

 

 

13. Avaliação:

 

13.1 A avaliação dos trabalhos em bancada (Ciência, Tecnologia e Artes) será feita por professores de instituições de ensino superior, institutos de pesquisa científica e/ou técnicos da SEDUC/Sergipe.

 

13.2 Os itens de avaliação dos trabalhos em bancada (Ciência, Tecnologia e Artes) serão:

 

 i. protagonismo estudantil (o aluno participou ativamente do desenvolvimento da pesquisa? Ficou claro o seu papel?)

ii. caráter investigativo (O trabalho seguiu metodologia científica? A metodologia seguida ficou clara no banner ou no material apresentado ou na apresentação?),

iii. interdisciplinaridade e inovação (Nível de interesse despertado pelo trabalho),
iv. contribuição para o processo de ensino-aprendizagem (Foram abordados conteúdos curriculares de uma ou mais áreas?) ,
v. organização e apresentação da bancada (O material apresentado está relacionado trabalho desenvolvido? O material apresentado está bem confeccionado? A exposição respeita os limites da bancada, sem invadir os corredores ou outros espaços?)
vi. desempenho dos expositores (Foi apresentado por alunos? Havia pelo menos 2 membros da equipe expondo o trabalho? O trabalho foi exposto com clareza? Os apresentadores tinham domínio do conteúdo?),
vi. Artigo, vídeo e banner (10 % da nota final).

 

13.3 A avaliação da categoria Palco (teatro, dança e música) será feita por artistas ou professores com conhecimento na área.

 

13.4 Os itens de avaliação dos trabalhos em palco serão:

 

i. relação entre arte e ciência/tecnologia,
ii. qualidade da apresentação.

iii. interdisciplinaridade, inovação, contribuição do trabalho para o processo de ensino-aprendizagem,

iv. atendimento ao tempo máximo de 15 min.
v. artigo, vídeo e banner (10 % da nota final).

 

 

14. Premiação:

 

14.1 A premiação acontecerá a partir de 15h. Somente receberão os prêmios as equipes que subirem ao palco.

 

14.2 Em cada modalidade, serão premiados 10% dos trabalhos com maior pontuação. Os premiados receberão medalhas e certificado de premiação.

 

14.3 Os demais trabalhos indicados pela comissão avaliadora poderão receber menção honrosa.

 

14.4 O coordenador do trabalho com maior pontuação na classificação geral receberá taxa de bancada no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para realização do próximo projeto, com o compromisso de apresentar o trabalho na próxima CIENART.

 

14.5 O coordenador do trabalho com a segunda maior pontuação na classificação geral receberá taxa de bancada no valor de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais) para realização do próximo projeto, com o compromisso de apresentar o trabalho na próxima CIENART.

 

14.6 O coordenador do trabalho com a terceira maior pontuação na classificação geral receberá taxa de bancada no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais) para realização do próximo projeto, com o compromisso de apresentar o trabalho na próxima CIENART.

 

14.7 As equipes de escola pública com maior pontuação na classificação geral receberão bolsa de PIBICJr, sendo 1 bolsa por equipe, no limite de bolsas disponíveis. As equipes de escolas particulares poderão ser contempladas com bolsas, se houver patrocínio.

 

14.8 As equipes poderão ser consideradas para “Menção Honrosa em Empreendedorismo”, “Menção Honrosa em Inovação”, “Menção Honrosa em Responsabilidade Social e Cidadania” ou “Menção Honrosa em Meio Ambiente”, desde que apontem, durante a inscrição, os aspectos que enquadram o trabalho em uma dessas categorias.

 

15. Apoio para participação em Feiras Nacionais:

 

Equipes premiadas na CIENART 2023 e que tiverem entregado o diário de bordo poderão receber auxílio no valor de R$ 500,00 para participação em uma Feira Nacional que ocorrer nos 12 meses subsequentes. Para isso, a equipe deverá:

1. Preencher o Diário de Bordo durante o desenvolvimento da pesquisa, enviando uma cópia eletrônica à CIENART, juntamente com o banner, o vídeo e a capa do vídeo.

2. Inscrever-se, ser selecionada e solicitar apoio à CIENART para participação no evento nacional, enviando por email (cienart@academico.ufs.br) o comprovante de pré-classificação.

 

16. Concessão de Direitos de Imagem:

 

Ao realizar a inscrição, a equipe cede os direitos de imagem, gratuitamente, à Equipe CIENART. O professor orientador deverá manter consigo Termos de Autorização de Uso de Imagem, baixados do modelo disponível em https://drive.google.com/drive/folders/1TIUJTz5V8vPB4YcgsYIu9ha2fQ-qaKqy?usp=sharing, preenchidos e assinados pelos pais ou responsáveis (no caso de componentes menores de 18 anos) ou pelo próprio componente (se maior de 18 anos). A CIENART pode, se necessário, solicitar que o professor apresente os referidos termos.

 



Apoio: CNPq - MCTIC - FAPITEC - SEB/MEC - CAPES - SEED - SEMED - FENEM-SE - SEASE

Home          Apresentaçao          Equipe Executora          Regulamento          Premiação

Inscrições          Calendário          Fotos          Vídeos          Notícias          Downloads          Contato