FEIRA CIENTÍFICA
DE SERGIPE
Feira Científica de Sergipe - Regulamento

REGULAMENTO CIENART (FEIRA CIENTÍFICA DE SERGIPE) 2024

 

1. Inscrições:


1.1 As inscrições devem ser feitas online no site www.cienart-se.com.br, pelo orientador da equipe. O prazo final para as inscrições é 23 de junho de 2024.

 

1.2 No ato da inscrição, será solicitado um resumo do trabalho.

 

1.3 O resumo deve ser um parágrafo único, contendo de 150 a 250 palavras, que permita ao leitor recuperar as informações relativas ao problema de pesquisa, objetivos do trabalho, escola(s) e série(s) envolvida(s), metodologia e (se houver) resultados e discussão. Ao final, deve ressaltar os conteúdos de ensino abordados e a contribuição deste trabalho para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Não deve conter referências bibliográficas nem tópicos. O resumo deve deixar claro o protagonismo estudantil, caráter investigativo, interdisciplinaridade, inovação e relação com o conteúdo didático.

 

1.4 O título do trabalho inscrito não pode ser modificado, exceto se recomendado pelos pareceristas.

 


2 Modalidades:

 

A: Palco (Apresentações teatrais, de dança e musicais, relacionadas a Ciência e Tecnologia) escolas públicas ou particulares – 6º ao 9º ano e ensino médio ou 4o ano do ensino profissionalizante.

B: Bancada (Ciência, Tecnologia e Artes) – escolas públicas ou particulares – 6º a 9º ano.

C: Bancada (Ciência, Tecnologia e Artes) – escolas públicas ou particulares – ensino médio ou 4o ano do ensino profissionalizante.

D: Bancada (Ciência, Tecnologia e Artes) – escolas públicas ou particulares – ensino médio ou 4o ano do ensino profissionalizante ou fundamental a partir do 6º ano, com participação de professores ou alunos do ensino superior.

 

 

3. Equipes

 

3.1 Cada equipe deve ter apenas um professor orientador. O orientador do projeto não poderá ser modificado. O orientador é o representante da equipe, sendo responsável pela inscrição do trabalho, envio do material, fornecimento de informações e repasse à equipe das instruções relativas à apresentação. É de responsabilidade do orientador entrar em contato com a CIENART em tempo hábil para obter informações ou esclarecimentos, sempre que necessário. É de responsabilidade do orientador que os links com o material estejam corretos e acessíveis para a Equipe CIENART e avaliadores, na data prevista.

 

3.2 O orientador do projeto pode ser

3.2.1 Professor em regência de sala, na Educação Básica, lecionando em turma(s) de 6º ano de ensino fundamental até 3º ano do ensino médio, ou 4o ano do ensino profissionalizante, em escola pública ou particular do estado de Sergipe, no ano da Feira ou no ano anterior.

3.2.2 Profissional da Educação Básica, com vínculo formal com a Escola.

 

3.3 Cada equipe pode ter de zero a três colaboradores, os quais podem ser professores ou outros profissionais da Educação Básica vinculados à Escola, em regência de classe ou não, professores do Ensino Superior ou alunos do Ensino Superior. O nome dos colaboradores poderá ser modificado, via formulário, até a data de envio do artigo. Alterações posteriores não serão aceitas. Alterações por outras vias não serão aceitas.

 

3.4 Alunos: as equipes devem ter no mínimo 2 (dois) e no máximo 8 (oito) alunos do 6º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio, ou 4o ano do ensino profissionalizante da Educação Básica, regularmente matriculados em instituição de ensino no estado de Sergipe. Não serão aceitos trabalhos inscritos sem aluno. Trabalhos inscritos sem o número mínimo de 2 (dois) alunos só serão aceitos se o aluno for bolsista PIBICJr. Alunos de séries diferentes e/ou escolas diferentes podem fazer parte de uma mesma equipe. No caso de alunos de séries diferentes, a equipe será avaliada de acordo com a série mais avançada. O nome dos alunos poderá ser modificado, via formulário, até a data de envio do artigo. Alterações posteriores não serão aceitas. Alterações por outras vias não serão aceitas.

 

3.5 Trabalhos desenvolvidos por bolsistas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) devem ser inscritos em uma das modalidades detalhadas no item 2 e podem ter mais integrantes não bolsistas na Equipe.

 

 

4. Número máximo de trabalhos

 

4.1 Professor em regência de sala: Não há limite de inscrição de trabalho por professor (colaborador ou orientador de projeto).

 

4.2 Outros Profissionais da Educação Básica vinculados à Escola: Só podem participar de um trabalho, seja como orientador ou colaborador.

 

4.3 Professor ou Estudante do Ensino Superior: Só pode participar de um trabalho, como colaborador.

 

4.4 Aluno: Só pode participar de um trabalho.

 

4.5 Caso sejam detectados casos de duplicidade que desatendam a este item, os dois trabalhos poderão ser desclassificados sem aviso prévio.

 

 

5. Pré-Seleção:

 

5.1 Todos os resumos serão avaliados por pareceristas, recebendo uma nota e, se necessário, um pedido de correção. A nota dos resumos para bancada é atribuída de acordo com o atendimento do item 1.3 deste Regulamento. A nota dos resumos para palco será atribuída levando em conta a conexão entre arte, ciência e tecnologia, além do atendimento do item 1.3 deste Regulamento. Caso seja solicitada correção do resumo, a pré-seleção do trabalho estará condicionada ao envio do resumo corrigido, dentro do prazo estipulado.

 

5.2 Serão pré-selecionados trabalhos de palco e bancada, de acordo com a disponibilidade de tempo (para palco) e espaço (para os stands), atendendo à seguinte ordem de prioridade:

a)         Trabalhos com participação de um ou mais bolsistas da CIENART premiado na Feira anterior.

b)        Trabalhos indicados pelas Feiras Credenciadas à CIENART em 2024, de acordo com a quota concedida (ver Regulamento para credenciamento de Feiras).

c)         Será contemplado o maior número possível de cidades, colégios e professores orientadores, respectivamente, desde que o trabalho inscrito atenda aos critérios de avaliação.

d)        Após atendidos os critérios anteriores, os demais trabalhos serão pré-selecionados de acordo com a nota atribuída ao resumo, buscando sempre que possível a participação equitativa das escolas, dos orientadores e das áreas de conhecimento.

e)         Caso o resumo submetido não atenda aos critérios mínimos de qualidade, ou esteja fora do escopo da CIENART, o trabalho poderá ser rejeitado, mesmo que atenda aos itens anteriores.

f)         Casos omissos ou excepcionais serão decididos pela equipe CIENART, não cabendo recurso.

 

5.3 Sobre os Trabalhos de Palco:

5.3.1 As equipes pré-selecionadas deverão se apresentar em etapa eliminatória no mês de agosto, em data a ser fixada pela equipe organizadora da CIENART.

5.3.2 Nas apresentações de palco: deve ser entregue antecipadamente uma ficha com os nomes no elenco, o título e autoria das músicas da apresentação (quando houver).

5.3.3 A lista dos trabalhos selecionados (finalistas) será divulgada até o final de agosto.

Os finalistas se apresentarão no palco durante a Feira CIENART.

5.3.4 As apresentações de palco devem ter duração mínima de 5 min e máxima de 10       minutos. A preparação do palco pela equipe, antes da apresentação, não deve exceder 5 minutos. Após a apresentação, a equipe deve retirar do palco todo o material utilizado (inclusive lixo gerado) em prazo de 5 minutos.

5.3.5 Poderão ser aplicadas penalidades às equipes que não atenderem ao tempo previsto neste regulamento, ou apresentarem risco à segurança dos presentes (ver item 9 desse Regulamento).

5.3.6 As apresentações não devem ter participação do orientador ou colaboradores, podendo ser desclassificadas caso isso ocorra.

5.3.7 As apresentações não devem ter participação de membros (alunos ou professores) externos à equipe, podendo ser desclassificadas caso isso ocorra.

5.3.8 A apresentação dos finalistas pode sofrer pequenas alterações em relação à etapa eliminatória. No entanto, grandes alterações poderão resultar em penalidades para a equipe.  

 

 

 

6. Data, Local e Horário:

 

6.1 A Feira Científica de Sergipe será realizada no dia 18 de outubro de 2024, no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvão, no horário das 8h às 16h.

 

 

7. Apresentações:

 

7.1 Os trabalhos serão apresentados em bancada ou em palco. Trabalhos com o mesmo título não podem ser inscritos em mais de uma modalidade. Trabalhos com título idêntico ao do(s) ano(s) anteriores, coordenados pelo mesmo professor, poderão ser desclassificados. Um mesmo aluno não pode participar do trabalho de palco e de bancada.

 

7.2 Os trabalhos de bancada serão apresentados de 8h às 15h. Durante TODO o período deverá permanecer junto ao trabalho pelo menos 30% dos membros da equipe, incluindo o orientador ou colaborador.

 

7.3 O poster apresentado deve ter dimensões de 80 cm X 100 cm e seguir o modelo da CIENART, que será divulgado após a pré-seleção. Seu conteúdo deve ser o mesmo do banner eletrônico. A impressão do poster é de responsabilidade da equipe.

 

7.4 As equipes apresentando em bancada devem trajar o fardamento da escola. O não acatamento dessa regra poderá resultar em redução na nota de apresentação.

 

7.5 A apresentação dos trabalhos finalistas no palco da Feira CIENART acontecerá a partir de 12h (meio dia).

 

 

 8. Logística e infraestrutura:

 

8.1 Para apresentação de trabalhos em bancada, serão disponibilizadas 2 mesas plásticas quadradas de 1m x 1m, cobertas com toalha, espaço para UM pôster e um ponto de energia elétrica.

 

8.2 Cada equipe deverá se limitar a usar o espaço disponibilizado, não podendo colocar material adicional nas laterais do stand. As equipes não devem ocupar corredores e passagens, sob o risco de terem redução na pontuação do trabalho. Nos casos em que seja imprescindível ocupar espaço extra, o orientador deve entrar em contato com a CIENART por email, logo após a pré-seleção, apresentando a demanda e justificando a necessidade.

 

8.3 Não serão disponibilizados extensões, fitas adesivas, computadores etc. Cada equipe deve se planejar para levar tudo o que achar necessário.

 

8.4 Não serão permitidos projetores e telas. Trabalhos com vídeos, fotos e apresentações de slides devem ser apresentados em bancada, em notebooks da própria equipe.

 

8.5 Os equipamentos são de responsabilidade de cada equipe. Mochilas, pastas e outros materiais alheios à exposição devem ficar sob a bancada e são de responsabilidade de cada equipe.

 

8.6 As dimensões do palco são de aproximadamente 5m por 8m, com sistema de som e 2 microfones. Trabalhos que utilizem mais do que 2 microfones devem levar o áudio da peça previamente gravado e mixado. Não são permitidos microfones trazidos pelas equipes. Os figurinos e cenários para as apresentações artísticas são de responsabilidade de cada equipe. Não será disponibilizada bancada para equipes inscritas para apresentação no palco. Não serão permitidas projeções e apresentações de slides nos trabalhos de palco.

 

8.7 A CIENART oferece alimentação (lanche manhã e tarde e almoço) apenas aos membros das equipes confirmadas (bancada) ou finalistas (palco), efetivamente presentes na Feira. Não nos responsabilizamos pela alimentação dos visitantes ou acompanhantes.

 

8.8 A CIENART não se responsabiliza pelo transporte das equipes até o local do evento.  

 

 

9. Segurança e som:

 

9.1 Fica proibida toda e qualquer atividade que possa colocar em risco a integridade das pessoas ou do espaço físico. Fica proibida toda e qualquer atividade que envolva a crueldade com animais.

 

9.2 Trabalhos de bancada com vídeos e som devem ser apresentados com fone de ouvido para os visitantes, ou com o som baixo, de modo a não atrapalhar os stands vizinhos.

 

9.3 Fica proibida, nos trabalhos de palco, a exibição de violência explícita contra pessoas, animais e objetos (através de ações, palavras ofensivas no roteiro ou nas músicas, armas, sangue, destruição de livros, explosões, automutilação e outros afins).

 

9.4 Fica proibida, nos trabalhos de palco, qualquer tipo de apologia a drogas, violência e exploração de qualquer espécie, contra pessoas e animais.

 

 

10. Material a ser enviado:

 

10.1 Artigo: Até o dia 01/09, cada equipe selecionada deverá enviar, via formulário, um artigo com o relato do trabalho, em formato .pdf com 3 a 5 páginas, incluindo figuras, de acordo com modelo estabelecido pela CIENART.

 

10.2 Vídeo, banner, capa do vídeo e diário de bordo: Até 08/09 cada equipe pré-selecionada (bancada) ou finalista (palco) deverá enviar um banner eletrônico (em formato .pdf), de acordo com modelo disponibilizado pela CIENART, um vídeo de no mínimo 2 e no máximo 10 minutos, com a apresentação do trabalho e uma capa para o vídeo (imagem em formato .jpg com tamanho de tamanho de 2,560 x 1,440 pixels). O envio do diário de bordo (digitalizado, em formato .pdf) é opcional, e habilita a equipe a ser indicada para participação em uma Feira Nacional, em conformidade com o item 15 deste Regulamento. Para o envio, o material deve estar salvo e compartilhado publicamente no Google Drive, e o link deve ser informado via formulário. Caso o link não esteja no formato público, ou esteja incorreto, o material não será publicado, avaliado ou pontuado. Se considerar pertinente, a organização poderá considerar o material como “não entregue”, resultando no cancelamento do trabalho.

 

10.3 O material enviado deve ser igual ao apresentado na Feira. Pequenas correções podem ser feitas, porém grandes discrepâncias resultarão em penalidades para a equipe. O banner eletrônico e o vídeo serão incluídos na página da CIENART 2024 na internet e servirão como ferramenta complementar de avaliação.

 

10.4 Todos os alunos da equipe devem participar e ser identificados no vídeo (nome e série), preferencialmente através de legenda. Todos os alunos da equipe devem participar da apresentação do trabalho. Alunos que não são da equipe podem aparecer como coadjuvantes no vídeo, porém não devem participar da apresentação.

 

10.5 Os modelos de banner, artigo e link para envio serão disponibilizados após o aceite dos trabalhos.

 

 

11. Minicurso:

 

11.1 Um minicurso de elaboração de artigos será oferecido pela CIENART antes do prazo de envio do artigo, com participação opcional.

 

 

12. Publicação dos artigos:

 

12.1 Após a Feira, serão selecionados artigos para publicação na Revista Feira de Ciência & Cultura.

 

 

13. Avaliação:

 

13.1 A avaliação dos trabalhos em bancada será feita por professores e/ou pesquisadores de instituições de ensino superior, institutos de pesquisa científica e/ou técnicos da SEDUC/Sergipe.

 

13.2 Os itens de avaliação dos trabalhos em bancada (Ciência, Tecnologia e Artes) serão:

 i. protagonismo estudantil (o aluno participou ativamente do desenvolvimento da pesquisa? Ficou claro o seu papel?)

ii. caráter investigativo (O trabalho seguiu metodologia científica? A metodologia seguida ficou clara no banner ou no material ou na apresentação?),

iii. interdisciplinaridade e inovação (Nível de interesse despertado pelo trabalho),
iv. contribuição para o processo de ensino-aprendizagem (Foram abordados conteúdos curriculares de uma ou mais áreas?) ,
v. organização e apresentação da bancada (O material apresentado está relacionado trabalho desenvolvido? O material apresentado está bem confeccionado? A exposição respeita os limites da bancada, sem invadir os corredores ou outros espaços?)
vi. desempenho dos expositores (Foi apresentado por alunos? Havia pelo menos 2 membros da equipe expondo o trabalho? O trabalho foi exposto com clareza? Os apresentadores tinham domínio do conteúdo?),
vi. Artigo, vídeo e banner (20 % da nota final).

 

13.3 A avaliação da categoria Palco (teatro, dança e música) será feita por artistas ou professores com conhecimento na área.

 

13.4 Os itens de avaliação dos trabalhos em palco serão:

i. relação entre arte e ciência/tecnologia,
ii. qualidade da apresentação.

iii. interdisciplinaridade, inovação, contribuição do trabalho para o processo de ensino-aprendizagem,

iv. atendimento ao tempo máximo de 10 min.
v. artigo, vídeo e banner (20 % da nota final).

 

 

14. Premiação:

 

14.1 A premiação acontecerá a partir de 15h. Somente receberão os prêmios as equipes que subirem ao palco.

 

14.2 Em cada modalidade, serão premiados 10% dos trabalhos com maior pontuação. Os premiados receberão medalhas e certificado de premiação.

 

14.3 Os demais trabalhos indicados pela comissão avaliadora poderão receber menção honrosa, nas seguintes categorias: “Empreendedorismo”, “Inovação”, “Responsabilidade Social e Cidadania” ou “Meio Ambiente”, desde que apontem, durante a inscrição, os aspectos que enquadram o trabalho em uma dessas categorias.

 

14.4 Equipes de cidades que participam pela primeira vez na CIENART concorrerão à Menção Honrosa na categoria “Primeira Participação”.

 

14.5 Poderão ser feitas premiações em dinheiro, a depender de patrocínio e/ou disponibilidade de recursos da CIENART.

 

14.6 As equipes poderão ser contempladas com bolsas de ICJ, a depender de patrocínio e/ou disponibilidade de recursos da CIENART.

 

 

 

 

 

15. Apoio para participação em Feiras Nacionais:

 

15.1 Equipes premiadas na CIENART 2024 e que tiverem entregado o diário de bordo poderão ser credenciadas para participação em uma Feira Nacional que ocorrer nos 12 meses subsequentes. Para isso, a equipe deverá:

15.1.1 Preencher o Diário de Bordo durante o desenvolvimento da pesquisa, enviando-o de acordo com as instruções do item 10.2.

15.1.2 Atender aos critérios da Feira Nacional em questão, em número de participantes, colaboradores e demais exigências.

 

16. Concessão de Direitos de Imagem:

 

16.1 Ao realizar a inscrição, a equipe cede os direitos de imagem, gratuitamente, à Equipe CIENART. O professor orientador deverá manter consigo Termos de Autorização de Uso de Imagem, baixados do modelo disponível em https://drive.google.com/drive/folders/1TIUJTz5V8vPB4YcgsYIu9ha2fQ-qaKqy?usp=sharing, preenchidos e assinados pelos pais ou responsáveis (no caso de componentes menores de 18 anos) ou pelo próprio componente (se maior de 18 anos). A CIENART pode, se necessário, solicitar que o professor apresente os referidos termos.

 



Apoio: CNPq - MCTIC - FAPITEC - SEB/MEC - CAPES - SEED - SEMED - FENEM-SE - SEASE

Home          Apresentaçao          Equipe Executora          Regulamento          Premiação

Inscrições          Calendário          Fotos          Vídeos          Notícias          Downloads          Contato