FEIRA CIENTÍFICA
DE SERGIPE
Notícias
27/06/2022 - 09:43h
Revista Feira de Ciência & Cultura - Ciências Humanas e Biológicas
Relatórios da Feira Científica de Sergipe 2019 das áreas de Ciências Humanas e Biológicas

 

Este volume da Revista Feira de Ciência & Cultura conta com 10 textos selecionados após avaliação minuciosa de nosso conselho editorial. O compilado retrata trabalhos apresentados na IX edição de 2019 de nossa Feira Científica, marcada como a última realização do evento de forma presencial, pré-pandemia da Covid-19.  São projetos científicos das Ciências Humanas e Biológicas, voltados para a compreensão de aspectos ambientais, culturais e sociais, com abordagens interdisciplinares e de imersão dos alunos às dinâmicas dessas áreas do conhecimento. É a ciência de Sergipe feita por sergipanos e para sergipanos.


Neste volume trazemos projetos que buscam avaliar aspectos históricos e culturais de forma empírica, unindo as vivências dos alunos ao método científico. Aqui abordaremos ações que investigaram a construção histórico-cultural e saberes que dialogam com questões de trabalho, como apontam os projetos “A cultura negra e a produção de cana-de-açúcar”, desenvolvido por alunos e docentes do Colégio Estadual Prefeito Anfilófio Fernandes Viana, em Umbaúba, e “Carcinicultura: trabalho, meio ambiente e saberes no Complexo Taiçoca em Nossa Senhora do Socorro - SE.”, oriundo de pesquisadores do Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral. Também vislumbramos projetos que buscam instigar o resgate de aspectos históricos de forma lúdica, visando tornar o processo de aprendizado mais frutífero. São esses os temas abordados pelos trabalhos “A Numismática como fonte histórica: uma análise do corpo das moedas do Brasil Republicano”, realizado por alunos pesquisadores do Colégio Estadual Professor José Franklin, na Barra dos Coqueiros, e “Roteiro virtual sobre vestígios da Segunda Guerra mundial em Aracaju – SE”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia.


Outras frentes abordadas por projetos que você lerá adiante são voltadas à investigação de aspectos sociais e ambientais, visto que são temas de extrema relevância e em alta, hodiernamente. A educação em saúde, tendo o jovem como principal público alvo, é tema unânime nesta edição da Cienart, ressaltando a urgência de trazer esse diálogo ao ambiente escolar. É o que podemos avaliar com os projetos “CONECTEEN: Em sintonia com a saúde”, desenvolvido por docentes e discentes do Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral, em Nossa Senhora do Socorro; “O consumo de álcool entre os adolescentes poçoverdenses: um problema de saúde pública”, ação do Colégio Estadual Professor João de Oliveira, em Poço Verde; e “Prevenir ou Arriscar: potencializando o protagonismo dentro e fora da escola”, projeto oriundo do Centro de Excelência José Rollemberg Leite, em Aracaju.


A educação ambiental é uma pauta latente, a qual tem sido alvo de investigações científicas nas escolas sergipanas, visto que a cada dia as crises ambientais se expandem e se tornam mais complexas, exigindo intervenção e protagonismo principalmente dos atores da atual geração. Tendo isso em vista, trazemos projetos com abordagens de conscientização às questões ambientais e temas que lhes perpassam, como os artigos “Educação Ambiental e a preservação do patrimônio escolar: um enfoque geográfico sobre cotidiano e identidade”, encabeçado por alunos e professores de ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe, em São Cristóvão; “Educação Ambiental no Jonas Amaral: das teorias às práticas”, idealizado pelo Centro de Excelência localizado em Nossa Senhora do Socorro; e “Nosso plástico de cada dia: discutindo o impacto ambiental gerado pelo descarte incorreto”, oriundo de pesquisadores do Colégio Estadual Edélzio Vieira de Melo, na cidade de Capela.


O encanto e a crença na educação, na cultura e na ciência são os primeiros passos para a manutenção desses bens tão essenciais à vida humana. Sendo assim, esperamos que sua leitura seja proveitosa e que os trabalhos a seguir consigam inspirá-los a consumir e produzir ciência no seu dia a dia assim como nos inspira a cada ano, a cada nova Cienart. Boa jornada!

 

Link para acesso online: https://issuu.com/revistafeiradecienciacultura/docs/15_-_revista_vol15_2022_web_1_

Link para baixar: https://drive.google.com/drive/u/5/folders/1PQJxWJDujWfXgVuFaoX9Sj5EXGJg9Fff



Apoio: CNPq - MCTIC - FAPITEC - SEB/MEC - CAPES - SEED - SEMED - FENEM-SE - SEASE

Home          Apresentaçao          Equipe Executora          Regulamento          Premiação

Inscrições          Calendário          Fotos          Vídeos          Notícias          Downloads          Contato