FEIRA CIENTÍFICA
DE SERGIPE
Feira Científica de Sergipe - Regulamento

REGULAMENTO CIENART (FEIRA CIENTÍFICA DE SERGIPE) 2019

 

EDUCAÇÃO BÁSICA

(Projetos coordenados por professores a partir do 6º ano do ensino fundamental até o final do ensino médio, de colégios públicos e particulares do estado de Sergipe)

 

1 Inscrições:
As inscrições devem ser feitas online no site www.cienart-se.com.br, pelo professor coordenador da equipe. O prazo final para as inscrições é 25/junho/2019.

 

No ato da inscrição, será solicitado um resumo do trabalho.

 

O resumo deve ser um parágrafo único, contendo de 150 a 250 palavras, que permita ao leitor recuperar as informações relativas ao problema de pesquisa, objetivos do trabalho, escola(s) e série(s) envolvida(s), metodologia e (se houver) resultados e discussão. Ao final, deve ressaltar os conteúdos de ensino abordados e a contribuição deste trabalho para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Não deve conter referências bibliográficas nem tópicos.

2 Modalidades:
A: Palco (Ciência, Tecnologia e Artes) escolas públicas e particulares – 6º ao 9º ano e ensino médio.
B: Bancada (Ciência, Tecnologia e Artes) – escola pública – 6º a 9º ano.

C: Bancada (Ciência, Tecnologia e Artes) – escola pública – ensino médio.

D: Bancada (Ciência, Tecnologia e Artes) – escola particular – 6º a 9º ano.
E: Bancada (Ciência, Tecnologia e Artes) – escola particular – ensino médio.

 

3 Equipes
Coordenador do projeto: O coordenador do projeto deve ser um professor lecionando em turma(s) de 6º ano de ensino fundamental até 3º ano do ensino médio, ou 4o ano do ensino profissionalizante, em escola pública ou particular do estado de Sergipe, no ano da Feira. Cada equipe deve ter apenas um professor coordenador e este será responsável pela inscrição do trabalho, envio do artigo, fornecimento de informações e repasse à equipe das instruções relativas à apresentação.

 

Professor colaborador: Cada equipe pode até 3 professores colaboradores, em regência de classe no ensino fundamental, médio ou superior.

 

Alunos: as equipes devem ter no mínimo 2 (dois) e no máximo 10 (dez) alunos do 6º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio, ou 4o ano do ensino profissionalizante da Educação Básica, regularmente matriculados em instituição de ensino no estado de Sergipe. Trabalhos inscritos sem o número mínimo de 2 (dois) alunos serão desclassificados. Alunos de séries diferentes e/ou escolas diferentes podem fazer parte de uma mesma equipe. No caso de alunos de séries diferentes, a equipe será avaliada de acordo com a série mais avançada. No caso de equipes com alunos de escolas públicas e particulares, a equipe será classificada junto às escolas particulares.

 

PIBICJr: Trabalhos desenvolvidos por bolsistas PIBICJr devem ser inscritos em uma das modalidades detalhadas no item 2, respeitando o número mínimo de 2 (dois) alunos por trabalho.

 

4 Número máximo de trabalhos
Professor/colégio: não há limite para inscrição de trabalho por colégio. Não há limite de inscrição trabalho por professor (colaborador ou coordenador de projeto).

 

Aluno: cada aluno só poderá estar inscrito em um trabalho de cada modalidade. Caso seja detectada a participação do mesmo aluno em dois projetos de uma mesma modalidade, os dois trabalhos poderão ser desclassificados sem aviso prévio.

 

5 Pré-Seleção:
Serão pré-selecionados trabalhos de palco e bancada, de acordo com a disponibilidade de tempo (para palco) e espaço (para os stands), atendendo aos seguintes critérios:

 

5.1 Trabalhos de Bancada:

A pré-seleção dos trabalhos de bancada seguirá a ordem de prioridades detalhada abaixo, até que o número máximo de trabalhos (que dependerá do espaço e recursos da Feira) seja atingido. Caso seja solicitada correção do resumo, a pré-seleção do trabalho estará condicionada ao envio do resumo corrigido, dentro do prazo estipulado.

Ordem de prioridades para a pré-seleção:

1. Trabalhos com participação de um ou mais bolsistas de PIBICJr, com bolsa vigente em 2019 serão pré-selecionados, mediante apresentação de comprovante. O comprovante deve ser enviado por email para cienart.sergipe@gmail.com, durante o período de inscrição, com identificação do nome do trabalho inscrito e coordenador.

2. Será pré-selecionado um trabalho por Feira Associada da CIENART.

3. Projetos que deram continuidade aos trabalhos premiados até o terceiro lugar geral em 2018 serão pré-selecionados.

4. Será pré-selecionado pelo menos um (1) trabalho de cada colégio inscrito, desde que atenda aos critérios de avaliação. Caso o colégio já tenha sido contemplado nos critérios anteriores, poderá ter um trabalho adicional pré-selecionado. Neste caso, a pré-seleção será feita procurando contemplar o maior número possível de cidades, colégios e professores coordenadores, respectivamente.

5. Após atendidos os critérios anteriores, os demais trabalhos serão avaliados por pareceristas e pré-selecionados de acordo com a nota atribuída ao resumo.

6. Os critérios de seleção para trabalhos de bancada serão: caráter investigativo, interdisciplinaridade e inovação, relação com o conteúdo didático.

7. Casos omissos ou excepcionais serão decididos pela equipe CIENART, não cabendo recurso.

 

5.2 Trabalhos de palco:

1.      Os trabalhos de palco serão pré-selecionados de acordo com a avaliação do resumo submetido e tempo disponível para apresentação na etapa eliminatória. Caso seja solicitada correção do resumo, a pré-seleção do trabalho estará condicionada ao envio do resumo corrigido, dentro do prazo estipulado.

2.      As equipes pré-selecionadas deverão se apresentar em etapa eliminatória, em data a ser fixada pela equipe organizadora da CIENART.

3.      A lista dos trabalhos finalistas será divulgada em até 7 dias úteis, após a etapa eliminatória.

4.      Os finalistas se apresentarão no palco da Feira CIENART.

5.      As apresentações de palco devem ter duração mínima de 5 min e máxima de 15 min. A preparação do palco pela equipe, antes da apresentação, não deve exceder 10 minutos. Após a apresentação, a equipe deve retirar do palco todo o material utilizado (inclusive lixo gerado) em prazo de 10 minutos.

6.      Os critérios de avaliação dos trabalhos de palco serão: relação entre arte e ciência/tecnologia, criatividade e inovação, relação com o conteúdo didático. Poderão ser aplicadas penalidades às equipes que não atenderem ao tempo previsto neste regulamento, ou apresentarem risco à segurança dos presentes (ver item 9 desse regulamento).

 

6. Data, Local e Horário:

A Feira Científica de Sergipe será realizada no dia 27 de setembro de 2019, no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristovão, no horário das 8h às 16h.

 

 7. Apresentações:
Os trabalhos serão apresentados exclusivamente em bancada ou em palco. Trabalhos com o mesmo título não podem ser inscritos em mais de uma modalidade. Trabalhos com título idêntico ao do(s) ano(s) anteriores, coordenados pelo mesmo professor, poderão ser desclassificados. Um mesmo aluno não pode participar do trabalho de palco e de bancada.

 

Os trabalhos de bancada serão apresentados de 8h às 15h. Durante TODO o período deverá permanecer junto ao trabalho pelo menos 30% dos membros da equipe, incluindo o orientador ou colaborador.

 

O pôster apresentado deve seguir o modelo da CIENART, que será divulgado a partir de 10 de setembro.

 

As equipes apresentando em bancada devem trajar o fardamento da escola.

 

em data a ser definida pela organização do evento. Os finalistas serão apresentados no palco da Feira CIENART. Os trabalhos de palco devem ter duração mínima de 5 min e máxima de 15 min (ver item 5.2).

 

A apresentação dos trabalhos finalistas no palco da Feira CIENART acontecerá a partir de 11h30 (onze horas e trinta minutos).

 

 8. Logística e infraestrutura:

Para apresentação de trabalhos em bancada, serão disponibilizadas 2 mesas plásticas quadradas de 1m por 1m, cobertas com toalha, espaço para UM pôster e um ponto de energia elétrica.

 

Cada equipe deverá se limitar a usar o espaço disponibilizado, não podendo colocar material adicional nas laterais do stand. As equipes não devem ocupar corredores e passagens, sob o risco de terem redução na pontuação do trabalho.

 

O pôster deverá ser impresso de acordo com o padrão do evento, que será divulgado a partir de 10 de setembro. A impressão do pôster é de responsabilidade da equipe.

 

Não serão disponibilizados extensões, fitas adesivas, computadores, etc. Cada equipe deve se planejar para levar tudo o que achar necessário.

 

Não serão permitidos projetores e telas. Vídeos e slides devem ser apresentados em notebooks da própria equipe.

 

Os equipamentos são de responsabilidade de cada equipe. Mochilas, pastas e outros materiais alheios à exposição devem ficar sob a bancada e são de responsabilidade de cada equipe.

 

Trabalhos com vídeos e som, fotos e apresentações de slides devem ser apresentados em bancada.

 

Apresentações teatrais, de dança e musicais devem ser inscritas na categoria Palco. Para a apresentação, será disponibilizado palco com 5m por 8m, aproximadamente, com sistema de som e 2 microfones. Os figurinos e cenários para as apresentações artísticas são de responsabilidade de cada equipe. Não será disponibilizada bancada para equipes inscritas para apresentação no palco.

 

A CIENART oferece alimentação apenas aos membros efetivamente presentes das equipes pré-selecionadas e inscritas na Feira. Não nos responsabilizamos pela alimentação dos visitantes ou acompanhantes.

 

IMPORTANTE: A CIENART não se responsabiliza pelo transporte das equipes até o local do evento.  

 

 

9. Segurança e som:
Fica proibida toda e qualquer atividade que possa colocar em risco a integridade das pessoas ou do espaço físico. Fica proibida toda e qualquer atividade que envolva crueldade com animais.

 

Trabalhos com vídeos e som devem ser apresentados com fone de ouvido para os visitantes, ou com o som baixo, de modo a não atrapalhar o stand vizinho.

 

10. Artigo:
Cada equipe pré-selecionada (em qualquer categoria) deverá enviar um artigo com o relato do trabalho, por e-mail (cienart.sergipe@gmail.com) até 27/08.  

 

O artigo dos trabalhos apresentados deverá ter no mínimo 3 e no máximo 5 páginas, incluindo figuras, e seguir o modelo estabelecido pela organização da CIENART.

 

O não envio do artigo até a data limite resultará no cancelamento do trabalho.

 

11. Publicação dos artigos:

Após a Feira, serão selecionados artigos para publicação na Revista Feira de Ciência & Cultura.

 

 

12. Avaliação:

A avaliação dos trabalhos em bancada (Ciência, Tecnologia e Artes) será feita por professores da UFS, Unit ou IFS, ou por pesquisadores de Institutos de Pesquisa.

 

Os itens de avaliação dos trabalhos em bancada (Ciência, Tecnologia e Artes) serão:

 

 i. caráter investigativo (O trabalho seguiu metodologia científica? A metodologia seguida ficou clara no banner ou no material apresentado ou na apresentação?),

ii. interdisciplinaridade e inovação (Nível de interesse despertado pelo trabalho),
iii. contribuição para o processo de ensino-aprendizagem (Foram abordados conteúdos curriculares de uma ou mais áreas?) ,
iv. organização e apresentação da bancada (O material apresentado está relacionado trabalho desenvolvido? O material apresentado está bem confeccionado?
v. desempenho dos expositores (Havia pelo menos 2 membros da equipe expondo o trabalho? O trabalho foi exposto com clareza? Os apresentadores tinham domínio do conteúdo?),
vi. artigo.

 

A avaliação da categoria Palco (teatro, dança e música) será feita por artistas ou professores com conhecimento na área.

 

Os itens de avaliação dos trabalhos em palco serão:

 

i. relação entre arte e ciência/tecnologia,
ii. qualidade da apresentação.

iii. interdisciplinaridade, inovação, contribuição do trabalho para o processo de ensino-aprendizagem,

iv. atendimento ao tempo máximo de 15 min.
v. artigo.

 

 

13. Premiação:

A premiação acontecerá a partir de 15h. Somente receberão os prêmios as equipes que subirem ao palco.

 

Será premiado o trabalho de palco (modalidade A) com maior pontuação. Nas demais modalidades (B,C,D e E), serão premiados os 2 (dois) trabalhos com maior pontuação em cada modalidade. Os premiados receberão medalhas e certificado de premiação.

 

Os demais trabalhos indicados pela comissão avaliadora poderão receber menção honrosa.

 

O coordenador do trabalho com maior pontuação na classificação geral receberá taxa de bancada no valor de R$ 1500,00 (mil e quinhentos reais) para realização do próximo projeto, com o compromisso de apresentar o trabalho na CIENART 2019.

 

O coordenador do trabalho com a segunda maior pontuação na classificação geral receberá taxa de bancada no valor de R$ 1000,00 (mil reais) para realização do próximo projeto, com o compromisso de apresentar o trabalho na CIENART 2019.

 

O coordenador do trabalho com a terceira maior pontuação na classificação geral receberá taxa de bancada no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) para realização do próximo projeto, com o compromisso de apresentar o trabalho na CIENART 2019.

 

Apenas para as escolas públicas: as 10 (dez) equipes de escola pública com maior pontuação na classificação geral receberão bolsa de PIBICJr, sendo 1 bolsa por equipe.

 

 

 

 



Apoio: CNPq - MCTIC - FAPITEC - SEB/MEC - CAPES - SEED - SEMED - FENEM-SE - SEASE

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